quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Isso é que é amiga!!!

Últimamente tenho visto e ouvido falar sobre toda sorte de amigas e reforço mais uma vez meu agradecimento a Deus por sempre ter me dado amigas muito boas. Algumas já deram algumas vaciladas comigo, bem feias, que me magoaram tanto, mas nada que eu não me recuperasse ou me causasse danos sérios. Geralmente minhas rusgas com amigas ou foram por causa de homens (eles, sempre eles) ou falta de solidariedade de ambas as partes devido a briga anterior. Nada tão grave.

Hoje tenho dois exemplos. Uma amizade grande, firme, invejável, sólida, solidária. Outra vil, mesquinha, baixa e inexplicável.

O primeiro caso é a amizade de Heloá e Nayara. A primeira uma jovem mantida como refém pelo ex-namorado em São Paulo, história ainda sem desfecho. Apesar de ter recebido autorização para sair, uma amiga não quis deixar a outra sozinha com o bandido. passei horas refletindo por quais amigos eu faria isso e quais será que fariam por mim. Não é curta a lista de pessoas pelas quais me arriscaria dessa forma e é a mesma de pessoas para as quais eu doaria um rim e até um pulmão.

Ficar junto da amiga, ar apoio emocional num momento em que nós próprios precisamos, se arriscar, se doar dessa forma, dar a alguém a sensação de que ela não está sozinha, é um ato heróico e que vale mais que mil representações de carinho. É saber que alguém está do teu lado nos momentos que realmente importam na vida.

Do outro lado estou vendo uma amizade chegar ao fim. Se questionar condutas presencio uma cena triste. Uma colega estava se envolvendo com um homem comprometido e a amigo levou a esposa do cara na casa dela. Não sei os motivos, nem o meio termo da história, mas como amiga, nunca faria isso, por mais que questionasse esse tipo de conduta.

o barraco desabou e um turbilhão de intrigas se avolumam. Deus me defendam de amizades como essa. Já fui traida por amigas, mas mesmo as traições foram mais leais que isso.

Nenhum comentário: