segunda-feira, 3 de março de 2008

Como se comportar durante um vôo (por Butterfly)

Sempre que temos um vôo marcado, as preocupações vão além de não chegar atrasado ao aeroporto. Não falo do medo de voar ou coisas do tipo, mas do do durante e o depois da viagem.
Em primeiro lugar, fique sempre atento à ordem de chamada da companhia aérea. A maioria tem como padrão chamar primeiro idosos, deficientes, mulheres grávidas ou acompanhadas com crianças e clientes especiais. Outras adotaram a chamada de acordo com o número do assento do passageiro. O importante é: jamais tentar furar a fila. Isto é inadmissível. Afinal, o avião não vai decolar antes de o último passageiro embarcar. Não tem pra quê tanta afobação.
Se você está de viagem marcada, seja a trabalho ou a lazer, ai vão umas dicas para que você se saia bem em algumas ocasiões:
O que fazer quando...
Se você é daqueles que não gosta de ficar de bate-papo, evite começar a conversa com o vizinho da poltrona. Uma simples pergunta abre espaço para o outro querer continuar o diálogo. Se a conversa já engatou, leia alguma coisa ou feche os olhos por um tempo. Mas se ele não parar de falar, simplesmente diga que você precisa descansar um pouco. Contudo, se é você quem costuma conversar, preste atenção se a pessoa ao lado está com vontade.
Se você estiver sentado na janelinha, mas precisa se levantar para ir ao toilet e pessoa ao seu lado está dormindo, só passe se for uma criança. Seria muito constrangedor, no meio da tentativa, o seu companheiro de vôo abrir os olhos e te pegar no ato. O ideal é tocá-lo levemente para que acorde e pedir licença para passar. Mas se a pessoa não acordar, chame um comissário de bordo.
Se uma criança está chutando seu assento, chame a comissária e peça que interceda ela converse com a mãe ou o responsável. Se isto não surtir efeito, procure encontrar um outro lugar vazio, porém você deve se certificar de que o avião já decolou, para sentar no lugar alheio.
E antes de ficar reclamando e dizendo que alguns passageiros são mal educados, fique atento e preste atenção nessas dicas:

Sempre respeite os avisos de desligar aparelhos de eletrônicos, como celulares, computadores, entre outros.
Corredor de avião não é passarela, portanto, evite ficar caminhando de um lado para o outro, pois isto incomoda as pessoas.
Se você não está sentado ao lado de um amigo, evite falar alto e até mesmo gritar para ele te ouvir.
Deixe o banheiro em bom estado ao sair.
Mantas e travesseiros não são lembrancinhas do vôo.
Quando a aeromoça passar serviço bombons, evite encher as mãos. Um ou dois é o bastante.
Se você ronca, avise quem estiver ao seu lado para acordá-lo quando isto estiver incomodando.
Organize seu “lixo” em um saquinho, nada de ficar espalhando pelo chão.
Antes de reclinar a sua cadeira, pense no passageiro atrás de você. Dê uma olhada para não pegá-lo desprevenido (com copo de suco, computador ou escrevendo.).
Após o avião pousar, nada de ir se levantando e pegando a bagagem. Espero a autorização do comissário de bordo e nada de sair empurrando ninguém.

Nenhum comentário: