domingo, 2 de março de 2008

Moça Perfeita???? (por Abelhinha)


Hoje vou escrever um desabafo!
Nesse mundo globalizado e desenvolvido, onde todos têm que saber de tudo e ao mesmo tempo ser especializado em algo, vem uma “criatura” e me diz: “O perfeccionismo é características dos melhores!”.
Digo com todas as letras: Quem fala uma coisa dessas não sabe os relâmpagos, trovões, maremotos, tempestades, nevascas e terremotos que determinadas pessoas passam por ter essa “característica”!
Falo por experiência própria. A pior coisa de ser perfeccionista é viver se frustrando diariamente. É humanamente impossível ser perfeita 24h por dia, 7 dias na semana, 30 dias por mês e 12 meses no ano! E como isso não acontece, lá vem a famosa, detestada e indesejada: Frustração.
Todos os dias acordo com o pensamento de alguém normal, de alguém que sabe que não se pode agradar Gregos e Troianos, Vascaínos e Flamenguistas, Brasileiros e Argentinos. Agora, perguntem-me se isso adianta? Praticamente recito um mantra diariamente: “Você não é perfeita. Você não pode resolver o mundo.”
Após horas de concentração, basta uma palavra (minha) para desmontar todo o meu processo psicológico. E lá vou eu, enfrentar os relâmpagos, trovões, maremotos...
Estou falando desse assunto hoje por um motivo óbvio, mas uma vez não conseguir ser perfeita! Tá bom, além de perfeccionista sou exagerada! Será essa também uma características dos virginianos?
Detesto não acertar as coisas! Detesto mais ainda não acertar com a família, com os amigos e com meu amor! Como diria Julia Roberts no filme O Casamento do Meu Melhor Amigo, “sinto-me um detrito, pior, um fungo que vive dos detritos”. Acho que posso ser autora de novelas mexicanas! (Risos).
Basta um segundo para que um momento perfeito se torne um momento “quase” perfeito!
Eu sei, errar é humano! (A pior frase para uma pessoa perfeccionista!)
E fazer o que depois do erro? Pedir desculpas uma vez, pedir desculpas duas vezes, pedir desculpas três vezes, quatro, cinco... então você acaba chateando a pessoa novamente... e erra outra vez!
Brincadeiras a parte, estou em um processo de autoconhecimento, tentando colocar limites na minha perfeição, tentando aceitar que posso errar (Não posso querer errar, isso nunca!), lutando contra essa característica que muitos elogios, enquanto só eu sei o quanto é trabalhosa de conviver.
Quero poder um dia ser perfeita dentro da minha imperfeição! Quero poder errar e não achar que isso é o fim do mundo! Quero poder aceitar minhas fraquezas e poder usá-las ao meu favor, não contra mim! Quero poder não magoar quem eu amo e, se o fizer, ter seu perdão sincero! Quero poder dar “férias” à moça perfeita e dar boas vindas à moça “falível”!

Nenhum comentário: