quarta-feira, 16 de abril de 2008

O retrato do novo homem moderno (por Butterfly)


Você sabe dizer o que significa a palavra Metrossexual? O termo, nada mais é a junção das palavras metropolitano e heterossexual. Foi utilizado pela primeira vez em 1994, pelo jornalista Mark Simpson e, a partir dai, muitas publicações masculinas britânicas e norte-americanas passaram a adotar esta palavra.


A gíria ou expressão designa o homem heterossexual e urbano, que dá grande importância à sua aparência e por esta razão investe parte do seu tempo e dinheiro em cosméticos, roupas de grifes famosas, acessórios, freqüentam academias e perfumarias, e apreciam um bom vinho.


A partir do ano 2000, após a aparente diminuição dos tabus relacionados à cultura gay, o termo ganhou notoriedade no mundo inteiro. Foi o próprio jornalista Mark Simpson que utilizou novamente a expressão, citando como exemplo de um metrossexual David Beckham (foto). O jogador de futebol é o tipo de pessoa vive fazendo compras, sempre vai ao salão de beleza, cuida do corpo e usa cremes. A matéria causou tanta repercussão e, desde então, tem sido utilizada com freqüência pela mídia.


Um brasileiro famoso que se define como metrossexual é o cantor e apresentador de TV Ronnie Von, que em seus programas aborda assuntos que geralmente interessam o público feminino, como culinária e moda.


Os metrossexuais são o tipo de homens que folheiam as revistas para saber o que está ou não na moda, vão com assiduidade aos institutos de beleza deixaram de cortar o cabelo no barbeiro. Atentas aos inúmeros metrossexuais que concentram um amplo nicho de mercado, marcas como Dolce & Gabbana, Giorgio Armani, Prada e Versace cada vez têm colocado produtos à disposição destes clientes.


Seguindo a tendência das grifes, os meios de comunicação também têm voltado suas atenções aos metrossexuais. Até manual já estão disponíveis, como o "The Metrosexual Guide to Style: A Handbook for the Modern Man", de Michael Flocker. Em um dos trechos do guia, ele ensina "Nunca estale os dedos em um restaurante para chamar o garçom. Faça um delicado aceno".


Outro exemplo vem da TV. "Queer Eye for the Straight Guy "Hétero”, é uma espécie de "reality show" onde cinco gays especialistas em moda, comida, vinhos, decoração e arte, tem a incumbência de transformar sapos em príncipe, em outras palavras, transformar um sujeito heterossexual “sem sal”, em um "novo homem", um homem moderno, interessante e conectado com as tendências. O programa vai ao ar, todas as quartas-feiras, no canal BravoTV (http://www.bravotv.com/).


Há quem diga que tudo isto é frescura e estes são homens que não têm coragem de assumir sua homossexualidade. Já outros falam que estas opiniões são apenas preconceito embutido e que não passam de idéias de pessoas ultrapassadas, desatentas ao que está acontecendo no mundo. E você, o que acha? Metrossexualidade quer dizer que vaidade masculina está sendo assumida? Será lado feminino do homem do século 21 está aflorando? Ou simplesmente é o comportamento de homens que se negam em sair do “armário?

Nenhum comentário: