segunda-feira, 7 de julho de 2008

Sintomático II

Algumas coisas na sociedade atual são sintomáticas. São sintomas de que a gente está indo por uma estrada de mão única cujo fim é uma sociedade de robôs, sem defeitos, sem falhas, sem sujeirinha a custo escondida e absolutamente sem graça (ou absolutamente hipócrita).

Não sei se vocês já ouviram falar, mas os países onde mais ocorrem suicídios são agueles bem certinhos. Sempre achei ser certinho demais muito sem graça, mas acho que a gente não tem o direito de ser "erradinho" em relação aos outros, mas na sua vida pessoal, o legal mesmo é dar bola fora. O mundo é doente, ninguém mais pode gostar de criança, ninguém mais pode abraçar ninguém do mesmo sexo, ninguém pode pedir um favor. Tudo hoje em dia é errado, feio e sujo. Será que tudo é mesmo malvado, feio e sujo ou estamos mesmo é com sujeira nos nosso olhos? Sintomático.

Tõ escrevendo isso depois que li uma matéria falando de uma foto publicada na capa de uma revista, acho que autraliana A foto era de uma menina de sete anos nua. Nada demais a foto, não aparecia nada demais, nenhuma parte "pudenta", a mãe da menina era fotografa, então saiu uma coisa bem artistica. A própria menina, tudo bem que ela ainda tem 13 anos, disse não ver problemas com a foto. Acho que a mãe deveria ter deixado para publicar a foto depois que a "modelo" entrasse na maioridade e decidisse sobre a exposição que suportaria do proprio corpo.

Mas digo isso pelo quesito intimidade e direitos sobre a própria imagem. Vi a foto e posso assegurar que pedofilia não passou pela cabeça da mãe na hora que a bateu.

A gente tá doente. Não confiamos mais em ninguém, na honestidade, no caráter, na insenção, quando na verdade deveria ser o contrário, porque até no direito a boa fé se supõe e a má fé se prova. Hoje todo mundo é sujo, feio e malvado até que se prove o contrário, sintomas de uma sociedade doente, pois mocinhos e mocinhas, a gente só enxerga o que se reconhece, ou seja, quando a gente vê maldade onde ela não existe, isso quer dizer que a maldade na verdade está dentro de nós. Muito sintomático.

Eu tenho foto pelada quando criança. Só não ponho aqui porque nem sei por onde andam. E não são aquelas tradicionais que nos matam de vergonha. Criança odeia ser fotografada no banheiro (quem não odiaria). São fotos minhas à vontade com o meu proprio corpo, coisa que só a infancia e a inocencia permite. Recordações de uma alma nua que não conhecia a maldade que um corpo pode despertar nas cabeças adultas. São retratos de uma sinceridade comovente, porque são simplemente eu, ainda sem as roupas e véus que vão nos colocando e cegando a alma ao longo do anos e livre dos limites frustrante de uma roupa.

Tem uma canção de de Gilberto Gil na qual ele diz que se quisermos falar com Deus, temos que ter a alma e o corpo nus. A alma de uma criança é sempre nua, então sem a maldade de uma ser humano adulto, uma criança nua está simplesmente em estado eterno de oração.

Temos que proteger nossas crianças das pessoas más que ralmente existe, mas temos que protegê-las também da maldade que nós colocamos em tudo. Acho que é por isso que hoje em dia existem tantas pessoas com problemas psicológicos associados a uma imagem distorcida de si mesma. Se é errado nos mostrar é por sermos ofensivos. Nosso corpo não é ofensivo. Sou contra a vulgarização do nosso templo mais sagrado, mas também sou contra achar que ele está na origem de todo o mal.

E cada um faça com o seu o que quiser. E arque com as consequecias.

Nenhum comentário: