terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

A palavra no muro (por Livremar)

Click na imagem pra visualizar a arte.


... Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca



Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza


Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria ...

(Gentileza - Marisa Monte)


Estamos tão apressados, indo e vindo e voltando de todos os lugares e acabamos não percebendo o que está em volta. A beleza dos lugares, das pessoas, o clima, o prazer que temos ao ver a cidade pulsando em seu ritmo de trabalho, das cenas absurdas e outras tão lindas, das atitudes inesperadas. Estamos tão apressados que deixamos de ver um sorriso lindo de uma criança, um casal de velhinhos caminhados, jovens enamorados paquerando nos parques, nas praias, nos shopping e nas ruas.


Passamos tão apressados pela vida, com uma fúria em nosso peito em querer consumir tudo, de aproveitar tudo ao mesmo tempo, de estar em todos os lugares, de ter todos a nossa volta. E esquecemos de ouvir a nossa voz e som da cidade. Esquecemos de olhar e perceber o que o outro sente, de como a cidade anda.

Passamos tão apressados que esquecemos de viver.
Se VIVER pra você é percorrer todos os lugares, conhecer todos e tudo. Acho sinceramente que você nunca soube viver.

Viver é deliciar-se dos singelos momentos. É ouvir, sentir, perceber e se deixar embalar no ritmo da cidade, sem perder o rumo.





Parte II

Na primeira vez que conheci Fortaleza, fui explorar de carro os pontos turísticos da cidade e notei, perto do Terminal de Ônibus do Papicu, um muro enorme de quase um quarteirão recheados de frases e ditos populares. Lamentei por não ter levado minha câmera fotográfica. Fiquei curiosa! E descobri que era feito por um senhor que tinha seu ponto comercial na parada de ônibus, o seu horário de trabalho e telefone estavam lá escrito no muro. Seu Alves (o sapateiro) escreve no muro suas reflexões, provérbios, preces, lamentações, conselhos e agradecimentos.

Por Livremar

Nenhum comentário: