quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Sintomático

Recebi há pouco um e-mail no mínimo engraçado, mas sintomático. Era um alerta pseudo-religioso (leia-se fanático ou destemperado) sobre a música Poeira (cujo nome verdadeiro é Sorte Grande), sucesso na voz da baiana Ivete Sangalo. Para começar não sou lá muito fã de música baiana daquele estilo retardado (levanta o braço, sobe a perna, dá tchauzinho), mas não posso negar que lá pelos meus doze ou treze anos adorava o Chiclete com Banana, Asa de Águia. Até fui a uma micareta da vida há uns 3 anos e confesso que me diverti. Fiquei emocionada quando entrevistei Bel Marques, lembrando da minha infância regada a Chiclete e acho Ivete muito louca (no bom sentido). Mas particularmente não compraria um cd deles, nem pirata. Fora as baixarias de algumas bandas acho a música baiana no máximo inofensiva.

Aí hoje recebi um e-mail de uma pessoa com a qual já havia me irritado por conta do fanatismo religioso anteriormente, mas prego batido e ponta virada, nada de mais. Peguei um ar danado com ela ano passado com a mania desse povo de achar que fora eles o resto da humanidade vão tudinho pro oitavo dos infernos.

(Esse povo a que me refiro são algumas correntes evangélicas, deixo claro que não todas, e já são objeto do meu abuso há algum tempo. Só eles até agora me irritaram, mas se me aparecer um budista, um católico, um mulçumano ou Hare Krishna com o mesmo comportamento minha reação é a mesma.)

Esquecida essa pendenga, reestabelecida a paz, continuo a receber seus e-mails deixando bem claro que só discuto religião até o limite do racional. Pois bem, recebo hoje um e-mail que não chegou a me irritar, mas me deixou boquiaberta com a capacidade humana de inventar coisas para tirar o sossego dos outros, assustar incautos ou atribuir uma áurea demoníaca a alguém cujo maior pecado é ser popular. Isso é sintomático.

Não vou citar o nome de quem me mandou o e-mail, pois não tenho nada particularmente contra essa pessoa e tenho até um pouco de dó de alguém que abandona por completo a racionalidade, não estou dizendo que ela é burra ou ignorante, pelo contrário, só que aprendeu a ver as coisas por um único ângulo quando tudo tem pelo menos dois lados, e ainda teve a má sorte de escolher um ângulo meio distorcido pelo qual enxergar.

Vamos a questão propriamente dita antes que alguém crie ódio de mim.

Recebo o e-mail. Quanto vejo algum alerta no título do e-mail como cuidado, atenção ou perigo, isso por si só já me tira 90% do tesão de ler o e-mail pois sei que no mínimo lá vem mais uma lenda urbana para me aporrinhar (ou, se for muito boa, me matar de rir).

A primeira frase dizia que não se tratava de fanatismo (ah-ham, sei) e sim de uma alerta para quem anda cantando a música. Vou transcrevendo o e-mail e fazendo algumas intervenções entre parênteses:”Um Alerta pra Você! Deixo claro que isso não é fanatismo (sei), pelo contrário, é a pura realidade (an-han). Conversando com uma pessoa há poucos dias, estávamos falando sobre música. Essa pessoa mencionou um detalhe de uma música que está sendo bastante tocada ultimamente (já foi mais), não só nas rádios como também na TV e até nas ruas. Pessoalmente eu conhecia o refrão, mas não havia prestado atenção no restante, exatamente por isso, achei que seria interessante passar este alerta, caso ainda não o tenham notado e também para que possam alertar alguém que porventura esteja cantando esta música, em especial alguns jovens.”

“Trata-se da música: Poeira - Ivete Sangalo. A letra diz em parte: 'A minha sorte grande/ Foi você cair do céu/ Minha paixão verdadeira/ É lindo teu sorriso, o brilho dos teus olhos/ Meu anjo querubim/ Chegou no meu espaço mandando no pedaço/ Um amor que não é brincadeira/ Pegou me deu um laço/ Dançou bem no compasso e de prazer, levantou poeira”

O restante do e-mail na íntegra: “Vamos aos detalhes: '...Foi você cair do céu'; Quem foi que caiu do céu? Apocalipse capitulo 12 versículo 9 diz: 'Foi lançado para baixo o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, que está desencaminhando a toda a terra habitada; ele foi lançado para baixo, da terra';'... É lindo teu sorriso, o brilho dos teus olhos... 'Olha o que Ezequiel capitulo 28 versículo 17 diz a respeito de Satanás: 'Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei; diante dos rei pus,para que te contemplem' . ?... Meu anjo querubim... '; Isto confirma que está se referindo a um anjo e confirma que é Satanás, pois a descrevendo a Satanás, Ezequiel capitulo 28 versículo 14 diz: 'Tu eras querubim ungindo para proteger, e te estabeleci, no monte santo de Deus; estavas, no meio das pedras andavas. ?... Chegou no meu espaço; Mandando no pedaço...'Que será que quis adoração só pra si, querendo mandar em Deus, a quem os anjos e humanos deviam servir?...Pegou me deu um laço... 'Quem é descrito em primeiro a Pedro capitulo 5 versículo 8 diz:'...Como leão que ruge procurando a quem devorar ou a quem enlaçar?”

E termina dizendo que quem tem vergonha de passar essa mensagem adiante tem vergonha de crer em Deus. Hein!!!???

Cara, poucas vezes vi uma coisa tão louca. Claro, a gente só vê aquilo que acredita. Para mim quem escreveu isso tem tanta intimidade com o mal e acredita tanto nele que o vê em tudo que nos cerca. Acredito no poder das palavras sim, mas acredito que o poder delas vem da força do nosso coração. Para essas pessoas parece que o mal pode mais do que Deus. Minha gente, essa é uma musiquinha das mais inofensivas, não é nem um Creu ou To Ficando Atoladinha da vida. É uma letrinha de amor....boba, absolutamente inofensiva, quem vê nisso o mal é porque sinceramente tem muito mal no coração. Repito: é sintomático.

É porque se pensa menos em Deus e mais em ter sempre razão que tantas “Guerras Santas” já foram travadas. E isso não é exclusividades do Islã, que tem mensagens de amor e tolerância lindas e compartilha alguns livros da bíblia com os cristãos...

Sei lá... acho que o amor a Deus é muito mais que encher o saco dos outros vendo maldade onde não tem... é estender a mão a quem precisa, é amar sem ver cor, credo ou carências, é respeitar, é tolerar, coisas quem nem sempre eu consigo fazer, mas que são poucas as pessoas que conseguem.

E segue o e-mail criando paralelos diabólicos para versinho singelos como “você caiu do céu” e “chegou no meu espaço”. O e-mail é uma viagem tão grande e tão sem-noção que nem vale a pena reproduzir. Só falo dele aqui pra alertar: é sintomático. É bom prestar atenção nos sintomas que nos estamos apresentando, será que a gente não exagera em algumas coisas, distorce outras... sintomas de problemas que precisamos resolver se queremos um mundo melhor.A única frase que goste e digo pra vocês: QUE O SENHOR TE ABENÇOE!

Amém.

Por Orquídea

Nenhum comentário: