sábado, 26 de julho de 2008

Dercy Gonçalves 100 Frescura (por Sandra Lima

A tarde do último dia 19 de julho ficará marcada para sempre na memória de muitos brasileiros que admiravam a superlativa Dercy Gonçalves. Este foi o último dia de vida da atriz que faleceu aos 102 anos, vítima de insuficiência respiratória. Logo ela que sempre nos “tirava o fôlego” com o seu jeito irreverente e escrachado! Dercy que já havia mandado fazer o seu túmulo há alguns anos atrás em sua terra natal, Santa Maria Madalena (RJ), fez questão de ser enterrada de pé e ao som da bateria da escola de samba Viradouro. Dezenas de artistas e anônimos fizeram questão de dar o último adeus a esta atriz que nunca teve medo de viver intensamente e sempre batalhou por seus sonhos. Ano passado eu tive o privilégio de entrevistá-la. Sem dúvidas, uma experiência marcante, não apenas por se tratar de uma das personalidades mais importantes do meio artístico brasileiro, mas pelo ser humano que ela era. Durante 1 hora e meia de entrevista ela se mostrou muito sóbria e segura nas respostas. Ao contrário do que eu pensava, falou menos palavrões e mais frases ricas em conteúdo. A matéria na íntegra, você confere a seguir:


Dercy Gonçalves 100 Frescura (por Sandra Lima)


Bem-humorada, simpaticíssima, simples e muito sincera nas respostas. Foi assim que fui “recepcionada” por Dercy Gonçalves, quando a entrevistei por telefone no último dia 11 de julho. Durante toda entrevista, a humorista foi sempre muito direta nas respostas e demonstrou estar muito feliz pelas comemorações e homenagens pelos seus 100 anos de vida. Ela falou sobre a vida, morte, sua relação com Deus, preconceito racial etc, e até deu, com exclusividade, a receita de sua famosa carne assada.


Como você se sente por comemorar seus 100 anos com seus fãs brasileiros da Flórida? Dercy: “Para mim é uma surpresa e felicidade muito grande, pois eu vim de uma família muito humilde, sem pretensão nenhuma e tenho um grande orgulho do que conquistei e de quem eu sou. Estou muito feliz por todas homenagens que estou recebendo aqui no Brasil e por poder ir ai para a flórida. Isto me deixa completamente doida. Eu tô doidona!”


Você fala muito em Deus, como é sua relação com Ele? Dercy: “Deus não existe. A natureza para mim é o meu Deus. Deus é uma palavra para pode se comunicar com a bondade. Ele não existe. Não existe alma, espírito. Nós viemos e voltamos. Nós comemos e somos comidos (neste momento Dercy cai na gargalhada). Sou mais natureza do que gente”.


Qual o segredo para se viver 100 anos? Dercy: “Não tem segredo. É muito simples, eu procurei sempre me respeitar, gostar de mim e sempre ter medo de ser desmoralizada. sou uma pessoa muito ligada à natureza e saudável. Sou feita de uma matéria ordinária, mas poderosa. eu não consigo entender como é que eu fui feita. Eu quero saber quem me fez? Porque eu estou aqui e sou assim? Eu não tenho doença, apesar dos 100 anos, nada de pressão alta ou outra doença. A vida para mim nunca foi apertada, foi arreganhada. Nunca tive dificuldades. As portas sempre foram arreganhadas pra mim. Eu não tenho medo da vida”.


É verdade que você não gosta de tomar banho? Dercy: “Meu maior defeito é não gostar de tomar banho. Eu tenho uma raiva! Mas as partes mais fedorentas eu lavo todo dia. Eu procuro não feder. Já usei todos os perfumes franceses, para disfarçar. Eu tinha uma coleção. Eu não entro no chuveiro, fico tomando banho com esponja, sabonete e paninho. Eu não tenho que dar satisfação a ninguém. Eu gosto assim, faço assim”.


Você tem medo da morte e sente que chegando sua hora de partir? Dercy: “Não tenho medo da morte. Adoro a morte. É o descanso da vida. Nós somos uma matéria muito estranha que eu não consigo conceber. Eu queria dormir e não acordar. Tenho certeza que minha energia vai ser aproveitada. Sinto o dia-a-dia acabando. Não tenho medo nenhum ou tristeza.Não gosto de incomodar ninguém. Eu sempre gostei de viver e viajar. Mas aos 100 anos, tenho medo de incomodar todo mundo. Já pensou aquele caixão enorme, tendo que ir lá pra Madalena? Eu penso, mas não tenho medo da morte.”


Se hoje aparecesse um Romeu em sua vida, loucamente apaixonado, você se renderia a esse amor? Dercy: “Você quer saber de uma coisa? Amor? Isto não existe. O ser humano é perverso e de péssima categoria. Eu nunca amei, nem me desesperei e não tenho inveja de nada. Amar? Amar dói pra burro”.


Você adora uma comida bem apimentada, seria este o segredo de tanta energia, apesar do 100 anos de idade? Dercy: “A comida é uma questão de origem. Eu sou neta de africano. Em minha comida tem que ter pimenta do reino. Adoro pimenta! Minha energia tá no amor pela vida”.


Qual a sua opinião sobre preconceito racial e a mistura de raças no Brasil, já que você também tem descendência negra? Dercy: “Minha avó era negra, africana. Uma pessoa encantadora que eu amava. Ela nem sabia porque existia tanto preconceito. Eu me pergunto: Por que existe tanta discriminação com os negros se nós somos feitos da mesma matéria? Por que eles são tão ofendidos, difamados? Sobre a mistura de raças, eu não sei qual o tempero que botaram, mas é uma verdadeira mistura em nosso país. tem muita gente boa aqui. Verdadeiros santos que não foram canonizados. Pessoas boas e encantadoras com olhar de amor, de santo. E tem gente, que mal te olha e já quer matar”.


Sua especialidade culinária é carne assada, você pode dar a receita para os seus fãs? Que famosos já provaram a famosa carne assada? Dercy: “Eu aprendi a cozinhar com a vovó. Tenho um paladar espetacular. Sei cozinhar feijão, arroz, carne assada, a carne de porco, a galinha. Gosto muito de comer lombo, bife de panela. Eu bato tanto no bife de panela que ele grita. Sílvio santos, Boni e Faustão já aprovaram e experimentaram minha famosa carne assada. Todo ano eu mando para três quilos de carne no aniversário deles.


Você tem um contrato vitalício com o SBT e recentemente ganhou um valioso anel do Sílvio Santos, como é a sua relação com ele? Dercy: “Minha relação com ele é boa, mas é ele lá e eu cá. Ele como ele é, e eu sou como eu sou. Ele é um homem correto, distinto, respeitador...nunca me desrespeitou. No meu aniversário de 100 anos, ele me deu um anel de brilhantes. Ele é bom, ajuda todo mundo. Gosta de dar dinheiro para o povo. A força dele está é nestes quadros do programa que ele faz ajudando os pobres, ajudando quem precisa”.


Como é o seu dia-a-dia? Você acorda muito cedo? Dercy: “Eu acordo e durmo na hora que eu quero. Hoje eu acordo a cinco horas da manhã porque eu tenho que urinar, cagar, beber água... Tenho preguiça de acordar. Gosto de dormir, mas eu fico puta quando eu durmo demais. Acho que eu estou perdendo tempo. Gosto de ir para rua, de passear... gosto da vida. A vida pra mim vale muito. Eu vivo a vida, a vida não me vive. Ela nem me dá confiança, eu quem vou atrás dela”.


Qual o melhor lugar do mundo para viver? Dercy: “Qualquer lugar é bom, desde que você seja feliz. A felicidade quem faz é você. Ninguém comanda os seus sentimentos. Eu sou feliz. Não faço mal a ninguém. Luto para receber a mensagem de Deus e receber tudo que eu faço de bom de volta. Faço questão de ser boa para poder receber. Eu não dou à toa!”. TiTiTi: Quem é o seu grande ídolo? Dercy: “Jesus Cristo é meu grande ídolo. Ele só sofreu, morreu...nunca mais foi esquecido. Ele é o maior ídolo do mundo. Nem precisou de mim para fazer sucesso, nem nada”.


Você tem animal de estimação? Dercy: “Bicho de estimação? Bicho mesmo é barata, rato, piolho, pulga. Eu não os mato, eu toco neles (Nesta hora Dercy cai na gargalhada).”


E os palavrões que você fala? Isto é desde a juventude? Dercy: “Eu nunca disse palavrão! Por exemplo, cu não é palavrão, é o esgoto do ser humano. Acho que palavrão é fome! Levo todos os dias comida para o porteiro. Tenho pena de quem tem fome e quem pede esmola. Tenho pena porque eu também fui pobre. Eu não tinha nem sapato. Levantar calúnia e desmoralizar uma pessoa de graça, isto é que é palavrão!”



Você foi uma das primeiras artistas da Rede Globo e hoje você não está mais lá, por quê? Dercy: “Fui eu quem pedi demissão da Rede Globo. Eu disse que não queria mais, porque queriam me botar no ‘Zorra Total’ e eu acho aquele programa uma porcaria. Adorei trabalhar com o Boni e com o Roberto Marinho. Ele era um homem que nunca me incomodou, nem reclamou sobre alguma atitude minha. Achava ele uma pessoa encantadora! Tinha vontade de conversar com ele, mas ele era reservado.”


Que projetos e planos você tem para o futuro? Dercy: “Que futuro? eu não tenho mais futuro, eu tenho 100 anos. Eu tenho planos pra vida. Eu faço o que posso e o que quero hoje”.


O que o sexo representa pra você? Dercy: “Eu sou uma mulher, acredite se quiser, que nunca fez sexo. Eu nunca senti nada. Deus fez o sexo por causa das malcriações da humanidade. Não foi para estas safadezas que as pessoas fazem”.


Como você se define? Dercy: “Eu nunca fui uma mulher culta. Eu sempre fui povão. Sou povão até pra comer. Eu me sinto feliz, não tenho queixa nenhuma de mim. Não tenho vontade de ser ninguém, nem a rainha do cacete. Sou rainha pra mim. Eu me amo! Não tenho estudo nenhum e, mesmo assim, vou receber o diploma de Sra. Honoris Causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro”.


Você assiste muita TV? Dercy: “Eu assisto mas não tenho paciência. Tem muita bobagem. Tem muita coisa babaca, agressiva e que me incomoda. eu aprecio a Discovery. Eu tenho admiração por aqueles animais. Quando os vejo, fico apaixonada de ver como eles são carinhosos. Se eu fosse um animal eu seria um cachorro. Eles são tão inteligentes, só faltam falar. Dia desses vi na TV um morcego carregando alimento para o filhote. Fiquei encantada e percebi como Deus deu amor aos animais”.


O que sua família representa para você? Dercy: “É tudo meu. Eu quem fiz tudo. É meu, e eu amo tudo que é meu. Sinto-me uma leoa, dominando minha família. Eu não quero que sofra. Tudo que eu tenho eu dou. Meus bisnetos são uma gracinha. Eu saio de casa e levo ovo de codorna para eles. Dou tudo que posso para eles”.


Você tem muitos amigos? Dercy: Eu não tenho mais amigos. Já morreram tudo! (nesta hora Dercy rir). Eu posso dizer que só tenho conhecidos. Tem gente boa, mas esta palavra amizade é muito forte. É muita responsabilidade. Não sinto saudade de ninguém. Eu não tenho amor. Não tenho inveja. Tenho respeito...respeito aos semelhantes, à minha vida e família.


Por que construiu seu túmulo anos atrás e por que escolheu o formato de uma pirâmide? Dercy: “Quando eu fui a Bancok em 1990, visitei o cemitério dos Deuses deles. Vi cada túmulo lindo; verdadeiras obras de arte. Então escutei uma voz: “Meu nome é Melahel, eu fui assassinado e não tenho túmulo, faz um túmulo pra mim?”. Na verdade eu acho que aquilo foi invenção da minha cabeça, mesmo assim cheguei determinada a fazer o tal túmulo. Em 1991 descobri que estava com câncer no estômago. O médico disse que teria que operar "ontem". Ai eu disse: - Não, doutor, eu tenho que terminar meu túmulo. Então ele permitiu e eu fiz três espetáculos com a UTI móvel na porta do teatro por precaução. Juntei o dinheiro, entreguei para minha sobrinha Lucy e para o marido dela, e pedi que ela fizesse em forma de pirâmide. Ela providenciou o projetista Roberto Cadinelli, que estudou tudo sobre pirâmide e fez igualzinha às do Egito (nas mesmas proporções e posicionamento), só que em vez de ser de pedra é de cristal. Por via das dúvidas, botei um cama de casal pra mim e pra ele. Mande colocar as seguintes palavras: luz, força e energia. Não botei aqui jaz, porque eu não vou dançar (fazendo um trocadilho com jazz)”.


Você já fez várias plásticas e sempre foi muito vaidosa. Até hoje é assim? Dercy: “Sou muito vaidosa porque sou fêmea. A vaidade é um atributo muito feminino e faz parte da higiene da mulher. A mulher é aquela que insinua mas não dá (no sentido sexual). Eu não apareço na frente de ninguém sem estar maquiada e de peruca, Deus me livre! Faço questão de me apresentar sempre bela para o meu público. Quando acordo, pareço uma bruxa, mas me arrumo e me transformo numa Barbie”.

Nenhum comentário: